Conceito
Os modelos de cor têm como função representar a cor num sistema gráfico para que seja compatível com a percepção humana da luz e da cor. Para o realizar, utiliza-se um sistema de coordenadas, que permite estandardizar a cor, onde cada ponto simboliza uma cor específica.
Existem dois tipos de modelos de cor:
Os modelos subtrativos são assim denominados pois a mistura de duas ou mais cores resulta sempre de uma cor mais escura, pois absorvem-se mais comprimentos de onda, subtraindo-os à luz (total). A ausência de cor corresponde ao branco e significa que nenhum comprimento de onda é absorvido, sendo todos refletidos. Por oposição, o preto corresponde à mistura de todas as cores, uma vez que todos os comprimentos de onda são absorvidos. Este modelo explica a mistura de tintas para formar pigmentos que absorvem certas ondas e refletem outras, correspondendo estas últimas a uma determinada cor. São maioritariamente utilizados em impressoras e plotters.
Os modelos aditivos são como que o oposto dos modelos subtrativos, ou seja, a mistura de cores leva à formação de uma cor mais clara, pois corresponde a uma adição de mais comprimentos de onda refletidos. Assim, a ausência de luz ou cor corresponde à cor negra, e a mistura de todos os comprimentos de onda ou a adição das cores vermelha, verde e azul - cores primárias, originam a cor branca. Este modelo explica a mistura de cores emitidas por fontes luminosas. É usado em monitores e televisões e projeções.
RGB
O modelo RGB - Red, Green, Blue, é um modelo de cor aditivo que se baseia na uitlização destas três cores como cores primárias cuja combinação permite obter qualquer outra cor. Toda a cor produzida pode ser representada por um valor decimal (0 a 1), inteiro (0 a 255), hexadecimal (00 a FF) ou em percentagem (0% a 100%).
Neste modelo, a cor branca corresponde à presença das três cores primárias simultaneamente e em igual valor, enquanto o preto corresponde à ausência de cor.
O modelo RGB é utilizado com a emissão de luz por equipamentos tecnológicos, tais como monitores de computador e ecrãs de televisão ou em filmes e vídeo. É também utilizado em máquinas fotográficas digitais e scanners.
CMYK
CMYK é a abreviatura do sistema de cores formado pelo Ciano (Cyan) Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e preto (Black). O CMYK funciona devido a absorção de luz, pelo facto de serem vistas pela luz que n é absorvida. É o oposto do RGB e é utilizado em impressoras, fotocopiadoras, pintura e fotografia.
HSV
HSV é o sistema de cores formadas pela matriz (hue), saturação (saturation) e o valor (value). Este modelo baseia-se na perceção humana da cor do ponto de vista dos artistas plásticos, que para obterem as várias cores das suas pinturas combinam a tonalidade com elementos de brilho e saturação.
YUV
Este modelo guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. Assim, é definido pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor.
Permite uma boa compressão dos dados, porque alguma informação de crominância pode ser retirada sem implicar grandes perdas na qualidade da imagem, pois a visão humana é menos sensível à crominância do que à luminância.
O modelo YUV é adequado às televisões a cores, porque permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância e a sinais de vídeo.