Realidade Virtual:
A realidade virtual consiste na recriação de um mundo tridimensional que se assemelha à realidade, ou seja, simula uma determinada realidade. A realidade virtual aplica-se nas plataformas de jogo, simuladores de voo, entre outros simuladores, com o intuito de aperfeiçoar técnicas, testar situações que na realidade seriam muito dispendiosas/perigosas, etc. Para que seja recriada essa realidade o utilizador vê os seus sentidos estimulados ao máximo através de vários dispositivos electrónicos, tais como, luvas de dados, capacetes de visualização (ambiente imersivo) ou rato, teclado, joystick (ambiente não imersivo). Nos últimos anos vários progressos foram feitos ao nível deste conceito permitindo assim uma mais rápida resposta do ser humano a determinadas situações sem grandes custos e sem grande perdas de tempo ou matéria.
Dispositivos Informáticos:
Existem três
tipos de dispositivos que permitem a recriação de um mundo virtual:
- Visualização, o HMD (Head-Mounted Display), um capacete que permite a visualização de um ambiente em 3D, por exemplo, jogos ou filmes. Para além do HMD existem outros dispositivos para a visualização de ambientes virtuais como o BOOM (Binocular Omni-Oriented Monitor), Crystal Eye, CAVE (Cave Automatic Virtual Enviroment) ou o Monitor;
- Controle e manipulação, permite ao utilizador a manipulação do ambiente virtual. Para esta tarefa existem vários dispositivos. Entre eles temos: o joystick, o Ring Mouse, o GyroPoint Desk Control, Comandos Manuais e Balance Board da consola WII.
- Audição, que permite ao utilizador ouvir o que se passa no ambiente virtual tornando mais envolvente a experiencia do utilizador. Para isto temos, por exemplo, os auscultadores, que permitem uma maior envolvência pois apenas se ouve o que se passa no ambiente virtual, ou até mesmo coluna de som.
Sem comentários:
Enviar um comentário